Palavra da Presidente

Presidente da ADPERGS, Juliana Lavigne. Foto: Sidnei Schirmer

Estamos no final de um ano totalmente atípico. Um ano de reflexão, reinvenção, adaptação, medo, dúvidas, mas, especialmente, de esperança. Esperança de que vamos superar e voltar a viver tempos melhores.

Mas, mesmo com todas as mudanças de rotina e as dificuldades, não paramos. Ao contrário, tivemos a certeza da nossa essencialidade em uma sociedade tão desigual, racista, machista e preconceituosa. Nossa missão de educação em direitos e garantir o acesso à justiça se torna cada vez mais imprescindível como agentes de transformação social.

A ADPERGS vem desempenhando a sua função de promover a formação e o aprimoramento das defensoras e dos defensores públicos para esta função, abrindo a discussão crítica sobre branquitude, feminismo, processo penal democrático constitucional e todas as pautas que sejam de interesse para a nossa qualificação.

Além do olhar interno, nos sentimos na obrigação de sermos solidários. Em tempos de restrição de inúmeras atividades, com graves impactos financeiros para, especialmente, os grupos já vulnerabilizados, criamos a campanha “Espalhe Solidariedade”. Alcançamos centenas de cestas básicas para várias organizações da sociedade indicadas por colegas. Ações como essa se mostram imensamente relevantes e talvez tenha sido um dos efeitos da reflexão sobre a nossa responsabilidade como cidadãos, antes pouco incentivada e que assumiu um papel fundamental nesse momento.

Estar próximos, embora com o distanciamento social, foi uma preocupação. Buscamos alternativas de congregar e aproximar as associadas e os associados por meio de atividades virtuais. Meio que se mostrou mais do que primordial, revelou-se como instrumento imprescindível para a nossa congregação.

Por outro lado, garantir a valorização da carreira e a defesa de nossas prerrogativas têm sido pauta recorrente. O serviço público, em geral, vem sendo vilipendiado pela política liberal. Todavia, estamos demonstrando, por meio do nosso trabalho, somado ao de outras carreiras, que somente um Estado forte pode assegurar o cumprimento dos deveres de uma sociedade que se pretende justa e igualitária. O fortalecimento das Instituições é a garantia de prestação de um serviço digno e seguiremos firmes no propósito de afirmação do serviço público como mecanismo de redução de desigualdades.

Assim, encerrando mais um ciclo, com a publicação da nossa RevistAdpergs, esperamos poder contribuir e levar a todas e todos um pouco das nossas ações, bem como incentivar as colegas e os colegas a participarem das atividades associativas, como um canal de diálogo e construção coletiva.

Esperamos que gostem da leitura. A RevistAdpergs é nossa, um canal sempre aberto para receber matérias relevantes para divulgação. Participem!



Rua General Andrade Neves, 90, Sala 81
Centro – CEP 90010-210
Porto Alegre – RS
Tel.: (51) 3224-6282
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.adpergs.org.br