Perfil
A vida espiritual, com o Defensor Público Fábio Mariani
Defensor Público, Fábio Mariani durante a entrevista com a presidente da ADPERGS, Juliana Lavigne.
Foto: Manoela Guterres/ASCOM-ADPERGS.
Na Série Perfil da RevistADPERGS deste mês, o entrevistado é o Defensor Público de Osório, Fábio Mariani. Além de trabalhar na Defensoria Pública desde 2002, Fábio também tem amor por pesquisar e estudar sobre o espiritismo. Frequentando a Sociedade Espírita Círculo da Luz, de Osório, atualmente ele é palestrante nas Casas Espíritas da região Litoral Norte e também é facilitador de grupos de estudo sobre o assunto.
A procura de Fábio pela religião teve uma motivação intensa “somos seres espirituais, em experiência corporal, e isso é algo que se você suprimir, você sente um vazio existencial, então eu mesmo busquei essa questão espiritual, primeiramente no budismo e na sequência no espiritismo”. O ponto principal da história do Defensor com a filosofia foi quando ele se deparou com os livros da obra de Allan Kardec, um intelectual, professor, pedagogo e pioneiro em estudos sobre os fenômenos espíritas, “comecei a estudar e logo me convenci dessa realidade espiritual”. Conforme Fábio, Allan Kardec era cético até os 50 anos, até ser tocado pelos fenômenos, e por isso seu estudo sempre foi de uma forma racional e lógica, “ele tem uma lógica sensacional. É a busca da divindade, da espiritualidade, através da razão”.
Com as respostas para as maiores perguntas no mundo, como: da onde viemos, para onde vamos, por que estamos aqui e as consequências dos nossos atos, o defensor explicou com admiração que o espiritismo não é apenas uma religião, é uma filosofia de vida e um exercício de autoconhecimento. “Você tem que se autoconhecer, para se posicionar em relação às outras pessoas, em relação a si mesmo e em relação ao mundo”, contou.
Por questões de tempo e trabalho, Fábio contou que no início do seu estudo, não conseguia abraçar a causa na intensidade desejada. Quando começou a trabalhar na comarca de Osório, onde está até hoje, conseguiu finalmente participar de uma casa espírita, “é uma doutrina e é um suporte durante esse período que a gente tá atravessando, de tanta aceleração, de tanta preocupação, de tantas crises, isso dá um suporte sensacional para a gente”.